Fonte de carboidrato complexo (energético), proteína, alta concentração de fibras (dá saciedade e ajuda o trânsito intestinal), sem glúten (ótima opção para os celíacos), suas vitaminas (A, B1, B5, C e E) ajudam no bom funcionamento do organismo, assim como os minerais (magnésio, potássio, ferro, cálcio e fósforo).
Encontramos, ainda, a ação antioxidante, ácido fólico, carga glicêmica média, ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue, previne problemas cardiovasculares, renais e de visão.
Tudo isso faz do milho um alimento funcional, que pode incrementar sua dieta com alto valor nutricional e grandes porções de prazer.
Para usufruir de todos os benefícios do milho, dê preferência ao milho orgânico não transgênico!
Formas de consumo do milho
O milho rende um irresistível bolo de milho e fubá, curau e pamonha, sopas, panquecas, incrementa tortas, saladas, molhos e cremes. Vale lembrar que o milho em lata tem muito sódio. Você pode cozinhar as espigas e congelar os grãos para ter sempre a mão o melhor do milho, com todas as suas propriedades e sem o indesejável teor de sódio.
A pipoca é altamente nutritiva, mas lembre-se de colocar pouco óleo e não exagerar no sal. Evite a pipoca de micro-ondas!
A canjica de milho também é uma delícia nutritiva, mas prefira fazer a sua com leite e açúcar mascavo, evitando as calorias do leite condensado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário